Como se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio

Na época dos vestibulares, os alunos podem sentir que gostariam de ter tido mais tempo para estudar ou até se dedicado mais. E se você está começando o ensino médio agora, pode querer se preparar desde agora para evitar esse tipo de pensamento. Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para te ajudar a se planejar e, assim, ter um bom desempenho nessas provas tão importantes.

  • Estude diariamente

Para garantir um bom desempenho na hora do vestibular, o ideal é separar algumas horas do seu dia para estudar. Esse estudo deve ser focado no conteúdo que se está aprendendo no momento, já que os mais avançados irão depender dessa base que somente o primeiro ano oferece. Preste atenção nas aulas, tome nota do que o professor diz e, após a aula, revise tudo e faça exercícios.

  • Analise as provas

Se você já sabe de quais processos seletivos quer participar futuramente, procure estudar o estilo das provas. Isso significa que você deve conhecer quais conteúdos são cobrados, como as questões são distribuídas e quanto tempo você leva para resolver cada uma.

  • Seja disciplinado

Não espere para estudar somente quando se sentir motivado. Esse é um modo falho de ter sucesso nos estudos. Isso porque a motivação pode ser um sentimento que dura pouco tempo, principalmente quando se encontra a primeira dificuldade. As pessoas que obtêm sucesso são aquelas que criaram estratégias e seguiram seus planos com disciplina.

  • Ensine o conteúdo

Um método efetivo de gravar uma nova informação no cérebro é estudar o conteúdo e ensinar os conceitos principais do tema. Você pode pedir para um amigo te ouvir enquanto você mostra o que aprendeu, por exemplo. Esse jeito de estudar também pode ser adaptado para ser realizado sozinho: utilize seu celular para gravar a explicação que você está dando e, quando terminar, coloque-a para tocar e ouça com atenção.

  • Simule o dia

No dia do vestibular, você terá pouco tempo para resolver as questões. Então comece desde agora a praticar para esse dia. Estabeleça um dia e horário da sua semana para pegar provas antigas da faculdade em que pretende ingressar e as refaça. Não se frustre caso você exceda o tempo ou algumas questões fiquem sem resolução, pois você ainda está começando. Tente novamente e você terá resultados ainda melhores!

Estimular a educação financeira na infância estimula a construção de hábitos sustentáveis desde cedo

Muitas famílias ainda evitam falar sobre dinheiro com os filhos, na maioria das vezes por acharem que ainda é cedo para tocar no assunto e que precipitar as coisas não fará diferença em suas vidas. Ledo engano.

Envolver todos os integrantes da família no planejamento do orçamento é um dos requisitos para manter as finanças saudáveis

1) Nem tudo é para agora

Para a criança entender que nem tudo é para agora, precisamos explicar que o ato de comprar envolve mais coisas do que ir à loja e passar o cartão.

2) Busca por alternativas

Antes de comprar, precisamos nos fazer algumas perguntas já conhecidas: quero? Preciso? Posso pagar? Vale acrescentar outros questionamentos nesse momento: tenho outra alternativa?  Posso lugar? Reutilizar ou reciclar? Emprestar ou compartilhar?

3) Cuidados com seus pertences

As crianças precisam desde cedo aprender a cuidar dos seus pertences, brinquedos, roupas, material escolar, entre outros. Com isso evitamos compras e gastos antecipados e desnecessários.

“Aprender a cuidar bem de você e suas coisas desde cedo, trará um reflexo positivo na vida adulta. Exemplo: se cuido bem do carro, ele vale mais na troca por outro. Se cuido da saúde, evito gastos com remédios

4) O poder da recompensa

Seu filho pode não se interessar em economizar por não entender a recompensa por isso.

É importante explicar que economizar é abrir mão de algo hoje para ter algo melhor no futuro.